Chuva do Céu

“...Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de abundante chuva. Acabe, pois, subiu para comer e beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo e, inclinando-se por terra, meteu o rosto entre os joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora, e olha para a banda do mar. E ele subiu, olhou, e disse: Não há nada. Então disse Elias: Volta lá sete vezes. Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem: Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. Acabe, subindo ao carro, foi para Jizreel: E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel...” (II Reis 18:41 a 46)

 

 A época em que estamos é igual à de Elias. Mesmo com tantos avanços tecnológicos e sociais, a mentalidade humana e o afastamento desta para Deus, permanece igual e por vezes até parece pior. A Internet, a Televisão, a imoralidade sexual, a tecnologia e o Dinheiro ocupam o lugar de Deus no coração dos Homens. Mais facilmente seguem as modas e o que as estrelas dizem nos órgãos de comunicação social, do que o que o Pastor diz na Igreja, ou a Palavra de Deus diz, mesmo sabendo que é a verdade. Mas Deus promete que aqueles que se comprometem com Ele e com a Sua Palavra serão abençoados! (Isaías 1:19); (II Crónicas 7:13 a 16); (Isaías 58:9)

Aqui nesta passagem bíblica que escolhi, a situação era bem complicada. Havia uma crise muito grande na Nação de Israel, não chovia há mais de 3 anos, havia fome, dificuldades e todos andavam descontentes. A nação estava de costas viradas para Deus. Mas algo aconteceu e o povo tomou uma decisão tremenda. E mediante essa decisão, Deus voltou a abrir os céus outra vez. Mas será que foi imediato? Ou houve a necessidade de algo mais?

Na verdade, depois do arrependimento do povo de Israel e da tomada de decisão por Deus, a promessa veio e ficou estabelecida a restituição da chuva sobre a nação. Mas foi necessária a perseverança de Elias, a Fé que Deus cumpriria a Sua Palavra, pois não se viam alterações à situação regente: o céu estava limpo, não haviam nuvens, não havia chuva!

Não nos podemos esquecer que o sacrifício de Elias, que foi aceite por Deus e provado diante da nação com fogo do céu, que consumiu tudo (II Reis 18:37 a 39), foi a chave que abriu as janelas dos céus! Aquela oferta, com o propósito certo, para glorificar o Nome de Deus, para fazer o povo retornar à verdade, foi salvadora, reparadora e retemperadora! Foi Chuva celestial! Não só devolveu a bênção e a prosperidade à Nação, como houve um refrigério no povo, que derramou o seu coração perante Deus! Um autêntico Reavivamento!

Elias foi orar, para que se abrissem os céus e ia pedindo ao moço que fosse ver se haveriam alterações visíveis, se se veriam nuvens, alguma coisa que mostrasse a possibilidade de chuva... Não por falta de Fé, ou dúvida, mas por entender que o que viria seria grande e forte! Deus quando tem algo para fazer na nossa vida (principalmente depois de nos arrependermos do nosso pecado e de nos voltarmos para Ele), fá-Lo de forma inequívoca, para que entendamos que a mudança de atitude agrada a Deus! Aleluia!

Então Elias pediu ao seu moço para ir verificar se porventura no céu surgiria alguma coisa... Algum sinal... Enquanto ele permanecia em oração. Até que à 7.ª vez, o moço viu algo: “...Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem...” (II Reis 18:44) E eis que havia algo. E quando queremos provisão celestial, quando queremos avivamento, refrigério, não podemos olhar se é grande ou pequeno o que aí vem, mas sim desejar que seja Deus a vir ao nosso encontro! Não olhar com os olhos carnais e ver a ’pequena nuvem’, mas ver com os olhos espirituais e acreditar que o que aí vem é o melhor de Deus para nós!

Muitos olham com os olhos carnais apenas. E olham para nós e vêm-nos assim, como aquela nuvem: Pequenos, fracos, sem importância, lá bem no fundo, ainda a subir do mar... Muitos só vêm as bênçãos de Deus assim também. Nunca entendem o restante da ação de Deus. Muitos ao verem a ‘pequena nuvem’ desistem ou desesperam, porque esperavam algo maior e tremendo: e o milagre perde-se, o avivamento também, provisão não surge e o refrigério vai para outras paragens! Não desperdice o que é enviado por Deus!

Não podemos duvidar da Promessa de Deus, nem da Sua Palavra: “…Depois de muitos dias veio a Elias a palavra do Senhor, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; e eu mandarei chuva sobre a terra…” (I Reis 18:1) Elias não duvidou! Elias acreditou e agiu pela Fé! Agiu sem ver! Agiu sem sentir! Apressou-se até! É o que precisamos de fazer! E SEM DUVIDAR! É-nos necessário confiar em Deus! E deixá-lo fazer maravilhas em nós!

“…Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem…” (Hebreus 11:1)

 

“…Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam…” (Hebreus 11:6)

 

“…Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele…” (Hebreus 10:35 a 38)

 

E que mais fez Elias? Mandou o Rei ‘comer e beber’, ou seja, festejar! Alegrar-se! E Agir depressa! Agiu na Fé! Celebrou em avanço, pelo que Deus estava a fazer! E o que aconteceu? Caiu chuva! Se era torrencial, serôdia, temporã, ou outro tipo, não sabemos. O que interessa é que Deus cumpriu com a Sua Palavra! Ele não falha! (II Reis 18:45)

E o Espírito Santo caiu sobre Elias e o fez correr mais depressa do que o carro de Acabe! (II Reis 18:46)

Permita que o Espírito do Senhor se apodere de si também!

Faça coisas tremendas em Deus, com o Poder do Espírito de Deus!

E cairá chuva de bênçãos, na sua vida! Provisão celestial!

Refrigério do Espírito Santo! A Unção de Deus!! ALELUIA!

Deus abençoe!

Pst. João Viegas