Área Espiritual

“...Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida...” (Provérbios 4:23)

“...E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor...” (Efésios 4:11 a 16)

A Igreja não é uma empresa. Nem pode ser gerida como tal, apesar de ter uma gestão e administração (falaremos sobre isso noutra área). Isto significa que todas as áreas de um Ministério são vitais, assim como todos os órgãos de um corpo humano também o são. A Área Espiritual, que envolve áreas vitais deste ministério, é onde Deus deposita a Sua revelação, os Seus projetos, a Sua orientação para o Seu povo e Igreja. É uma área vital e sem ela, todo e qualquer ministério torna-se estéril, pois não tem a seiva da Vida (João 15).

Engloba várias áreas e Ministérios como Evangelização, Grupos Familiares, Oração e Intercessão, Louvor e Som, Homens de Negócio e a organização da Chuva Serôdia, a nossa convenção anual.

Nas áreas que estão incluídas na área espiritual, logo se percebe que há um cuidado em ajudar, formar, capacitar e permitir crescimento aos Pastores e Presbíteros, discipulando-os e preparando-os para a obra e para a continuação, que poderá advir através da abertura de Grupos Familiares especiais e Igrejas, expandindo o trabalho da Obra. Também os Grupos Familiares, como projeto n.º 2 do Ministério (após a salvação das almas), servem para discipular, ensinar, permitir crescimento e descoberta de talentos e dons, dados por Deus, para a obra! O Ministério de Oração e Intercessão é, como habitualmente se diz, o ‘motor’ da Igreja, no sentido que a Igreja só avança em oração ao Senhor Deus, mas também intercedendo contra as trevas, desfazendo as obras do diabo e relembrando-o do seu lugar de eterna derrota, através da Cruz do Calvário! Por fim o Ministério de Louvor e Adoração, que é importantíssimo, porque não basta cantar músicas bonitas, ou de mensagem forte, mas acima de tudo, conduzir o povo à presença de Deus, a entrar e habitar no ‘Santo dos Santos’ e a levar o povo ao entendimento que se o nosso Louvor for em sacrifício agradável a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa: Salmos 22:3!

Qualquer um dos ministérios desta vertente, são vitais. Nenhum tem maior importância do que o outro.

O nosso desejo é ter Pastores e Presbíteros que tenham a verdadeira comunhão com Deus, que não estejam agarrados a ‘mezinhas’ ou orações confabuladas pela mente do homem, que tenham acesso à verdadeira essência de Deus, que transpirem a presença de Deus nas suas vidas, que brilhem conforme a promessa da Palavra de Deus e que conduzam o povo de Deus a pastos verdejantes, fazendo-os seguir o seu exemplo e a tornarem-se, também eles, em verdadeiros adoradores, brilhando com a Glória de Deus e conhecendo o perfume da Sua Glória!

E isto para que se cumpra a escritura acima citada e todos cresçamos no verdadeiro conhecimento de Deus, atingindo a estatura varonil de Cristo, ou seja, deixando de ser ‘bébés espirtuais’, crescendo em Deus, sendo a cada dia aperfeiçoados e instruídos na verdade que nos faz alcançar a liberdade que tanto almejamos...

Se não for para isto, para que serve a ‘Igreja’, onde se reune a verdadeira igreja?