Área Multimédia

“...Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas palavras até aos confins do mundo...” (Romanos 10:13 a 17)

As novas tecnologias e o desenvolvimento humano nunca poderão estar separados do Corpo de Cristo. Precisamente por muitos afastarem as novas tecnologias, o Evangelho de Jesus Cristo tem sido alvo de gozo e considerado retrógado! Recordo-me de ter estudado que quando a locomotiva foi inventada, muitos achavam que a caldeira onde era gerada a força motriz a vapor estava cheia de ‘demónios’... sou do tempo de ouvir pastores dizerem que a televisão era um instrumento do diabo e que a antena era uma ‘parte anatómica’ do dito cujo... mais tarde eram os computadores pessoais que eram do anticristo e a internet era a rede do inferno... enfim, tudo o que é novo, desconhecido e que demonstra o avanço tecnológico humano, era imediatamente negado e afastado pela Igreja...

Mas infelizmente, o que vemos é a ‘adaptação’ do evangelho à sociedade de hoje, facilitando o pecado nas famílias, casas e vidas de cada um de nós! Nunca poderemos mudar a mensagem da Cruz! Nunca poderemos facilitar o evangelho ou transformá-lo numa coisa sem valor e sem ‘boas notícias’! O evangelho nunca pode mudar! Mas, a forma de o propagar, poderá e deverá assumir o caminho das novas tecnologias!

Penso no Ap. Paulo... a única tecnologia que ele tinha era a escrita de cartas/ pergaminhos às Igrejas... não haviam telefones, as viagens eram caras e demoradas e desgastantes... e quando ele foi preso, só mesmo por carta, poderia continuar a dirigir a Igreja de Cristo!

Hoje temos a tecnologia do video, da internet, do digital, da partilha de conteúdos em todo o tipo de aparelhos fixos, móveis, de consumo privado e pessoal e ou de consumo em massa... Canais de TV, emissão em direto e ao vivo, gravação de audio e video, MP3, telemóveis com grandes capacidades de video e som, internet, blogs, websites, redes sociais... e tudo isso, apesar de ser muitas vezes mal utilizado (por recusa da Igreja de Cristo em usar, satanás tomará logo conta!), mas que está ao alcance de todos nós para usufruto do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Assim, nós utilizamos as novas tecnologias. E usamo-las com o intuito de engrandecer a Deus e de permitir que muito mais pessoas possam ser alcançadas com a verdade, tal como a passagem bíblica acima descreve.

Esta vertente, que tem muito mais importância do que o que se julga, engloba várias áreas como Vídeo e Televisão, Edição de Vídeo, Reuniões Online, Informática e Internet Multimédia e ainda Revista e Conteúdos.

Folhetos, revistas, impressão em Vinil, plackards, redes sociais, blogs, websites, emissão em direto e ao vivo (e em diferido) de reuniões para todo o mundo, gravação de CD’s e DVD’s, possibilidade de ter as mensagens e louvor e adoração em MP3, de forma gratuita... tudo isto para que o evangelho seja propagado e mais pessoas venham ao conhecimento da verdade e alcancem o amor de Deus nas suas vidas!

Qualquer um dos ministérios desta vertente, são vitais. Nenhum tem maior importância do que o outro, cada um com a sua vertente e função, mas cada um desempenhando o seu propósito e alcançando o seu alvo.

Até nas tecnologias que aplicamos e usamos temos o Temor do Senhor, pois não queremos que nada dos veiculos que utilizamos ou dos métodos que utilizamos sejam impedimento ao mover de Deus e do Seu Espírito Santo!