Caminhando com Jesus

“…Então Faraó chamou Moisés e Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide servir ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco os vossos rebanhos e o vosso gado, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim. E os egípcios apertavam ao povo, e apressando-se por lançá-los da terra; porque diziam: Estamos todos mortos. (…) Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e vestidos. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios…” (Êxodo 12:31 a 38)

A nossa caminhada com Cristo, caminhada espiritual e mudança física, é em tudo semelhante à caminhada do povo de Israel, desde o Egipto até Canaã. O povo sofria muito. Tinham voltado as costas a Deus, ficando à mercê dos inimigos, trabalhando como escravos dos egípcios, apesar de serem mais numerosos, mais fortes. Sabendo que estavam a viver ali, por intermédio de José, conforme o plano de Deus, visto que 430 anos antes tinha havido uma fome muito grande, o povo Israelita acomodou-se e acabaram escravos de um Egipto no auge da sua glória e poder, sendo uma superpotência na época em todos os aspetos. Mas após um tempo de costas voltadas contra Deus, o povo arrependeu-se, clamou por Ele, e em resposta, surgiu Moisés para os libertar, para os conduzir à Terra Prometida, levar de volta à terra que lhes pertencia por herança.

 

 

Moisés, hebreu mas criado e ensinado na ciência e doutrina egípcia, havia sido expulso da nação, 40 anos antes, por ter morto um egípcio e ocultado o seu cadáver na terra. Quando Deus falou com Moisés, por intermédio da sarça-ardente, Moisés já estava a habitar no deserto há 40 anos, naturalmente a ‘desaprender’ tudo o que sabia, tudo o que tinha aprendido no Egipto. No fundo, é como nós: muitas vezes precisamos de ‘desaprender’ todos os métodos e ciência do mundo, para ficarmos prontos para a obra de Deus…
Durante o processo de libertação do povo de Deus, por intermédio de Moisés, o Senhor operou 10 manifestações da Sua Glória de forma tremenda, que muitos têm interpretado como ‘pragas’. Bom, realmente para os Egípcios foram pragas, porque acreditavam em falsos deuses, por isso o Senhor foi humilhando essa crença, por intermédio das manifestações da Sua Glória:

1 – Água em sangue (deus Hapi e Nilo)  
6 – Úlceras (deus Tifon)
2 – Rãs (deusa Hekt, fertilidade)   
7 – Saraiva (deusa Serafis)
3 – Piolhos(Pó da terra sagrado)     
8 – Gafanhotos (deuses Ísis e Serafis)
4 – Moscas (Belzebu, príncipe das moscas) 
9 – Trevas (deus Rá, estrelas e Faraó)
5 – Peste nos animais (deus Amon)
10 – Morte dos Primogénitos (deus Osíris)

Durante esse tempo (aproximadamente 1 ano) Deus fez milagres e prodígios, para mostrar quem Ele era, a quem não queria nada com Ele. Depois de tudo o que Deus fez, o Faraó não aguentou e teve que deixar o povo ir. A nossa libertação é igual, sendo que o Egipto representa o mundo, o pecado e as trevas e Jesus libertou-nos com a manifestação do Poder do Espírito de Deus, morrendo na Cruz do calvário por nós e ressuscitando ao terceiro dia, para nos dar vida! Aleluia! E vida em abundância, Glória, Honra e Poder ao nosso Deus!

Agora, quando o povo começou a sair do cativeiro, Deus ‘encheu os bolsos’ do povo de Israel com as riquezas dos egípcios (hoje é o mesmo!). Na sua caminhada, Deus não os deixou tomar o caminho mais curto e rápido... há um tempo de aprendizagem! Há um tempo de limpeza, de libertação dos maus hábitos, do passado, há que tomar posse da nova vida com Cristo! Uma nova identidade teria de ser impressa nos corações daquele povo! Por isso Deus levou-os pelo caminho mais longo, para os preparar e para evitar que confontassem logo todos os povos que os queriam destruir. Sabe, o ser humano está sempre pronto para o combate, para a guerra, discussão, para o ‘bate boca’, para ‘responder à letra’... Mas Deus quer-nos mais sublimes! Deus quer-nos abençoados!

Na sua caminhada o povo passou pelo meio do mar vermelho, de forma milagrosa! Logo que o povo passou, o mar fechou-se significando que não há como voltar atrás. Não há mais Egipto (Mundo, pecado, passado)! Deus precisava de os fazer ter um encontro real com Ele, mesmo que isso acontecesse no deserto (Monte Sinai). Assim é na nossa caminhada hoje: Deus anseia por ter um encontro real connosco, transformar-nos, mudar-nos, iniciar em nós a transformação da carne para o espírito, fazendo-nos desaprender muito do que tinhamos como ‘pedra de esquina’, para nos ensinar coisas novas... ‘O início de coisas novas’!

Depois o povo foi para o deserto. É muito importante saber que todos passamos pelo deserto! Ninguém fica isento de sermos ‘peneirados’ no deserto. Nem Jesus escapou ao deserto, sendo por isso o nosso melhor exemplo em tudo, inclusive na vitória, porque Jesus venceu o deserto e não pecou! O deserto é um teste ao coração de cada um, porque os homens vêem a nossa cara e ouvem o que falamos, mas Deus vê os intentos do nosso coração… (Salmo 34:19) (I Coríntios 10:13)

O deserto acontece na nossa caminhada antes de entrarmos na terra prometida. Isto quer dizer que para provarmos as ‘Uvas de Canaã’, é necessário largar o Egipto e vencer o deserto! É necessário que nos mantenhamos fiéis, obedientes, com esperança e perseverantes, até ao fim! Porque no deserto não há nada; Mas com Deus há tudo! (Água, Maná, Carne, Proteção, suprimento, poupança, força, vida, TUDO!) Mas precisamos de nos mantermos obedientes a Deus – seguirmos a nuvem de Deus! Muitos, ficam cegos, doentes, amargurados, ‘prisioneiros’ do deserto, porque se afastam da nuvem do Senhor! Outros ficam frios, duros, magoados, secos, porque se afastam do Pilar de Fogo do Senhor! Haverão guerras e batalhas – algumas pensamos que não estamos preparados para as combater… Mas em todas as coisas somos mais que vencedores em Cristo Jesus que nos ama! Amén?

Por fim, no deserto
… Não há água – Nem para beber, tomar banho, cozinhar, para os animais…
Promessa em resposta: Neemias 9:15, 20
… Não há alimento – Animais, restaurantes, supermercados, carne, legumes…
Promessa em resposta: Êxodo 16:16 a 21
… Não há luxos – Carros, roupas, joias, etc…
Promessas em resposta: Deuteronómio 2:7/ 8:4/ 29:5/ Neemias 9:21
… Todos são contra nós – Com exceção de Deus e dos que Ele levantou para nos ajudar…
Promessa em resposta: Números 22:21 a 34

Deus abençoe!
Pst. João Viegas